29.8.09

Bizâncio_Constantinopla_Vasilevousa Polis_Dersaadet_Istanbul


apenas alguns dos nomes que esta cidade já deteve, uns mais conhecidos no ocidente outros menos, todos eles têm uma história, um sentido. e para falar em sentido, não posso deixar de mostrar o edifício que dá sentido a tudo isto

Basílica de Santa Sofia_Hagia Sophia

foi construída entre 532 e 537 pelo império bizantino para ser a catedral de Constantinopla.
mais tarde, 1453 foi convertida em mesquita após a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos. já em 1935 Kemal Atatürk converteu-a em museu.



quando convertida em mesquita, as imagens originais foram cobertas, uma vez que na religião muçulmana não são permitidas imagens de corpos humanos nas mesquitas. entretanto desde 1935, e por se tratar agora de um museu e não uma mesquita, tem vindo a ser realizados trabalhos no sentido descobrir as imagens originais, de santos, anjos, virgens e Cristo.

3 comentários:

  1. vês que bonito? ahah
    que raio de máquina fotográfica é que compraste?

    ResponderEliminar
  2. uma bem foleira, mas sabes bem que tenho capacidades extraordinárias:P ah e o fotoshop faz panoramicas perfeitas;)

    ResponderEliminar
  3. diz o modelo pa! lol
    não fui eu que tirei as minhas fotos! ahah


    tenho que mandar revelar dois rolos. tenho que juntar dinheiro..

    ResponderEliminar